FAQs

  • Os milagres podem ser definidos como ações divinas especiais — além do curso normal da natureza — que revelam o poder e o amor de Deus pelas pessoas. A maioria dos milagres bíblicos e modernos envolve a cura de doenças físicas, sofrimento emocional e/ou tormento espiritual. Pelos critérios mais rigorosos, a cura milagrosa inclui a cura de uma condição orgânica com diagnóstico inquestionável e prognóstico incurável; uma recuperação instantânea, completa e permanente; sem nenhuma explicação natural ou médica possível (Keener 2011; Brown 2012; Healy 2015; Duffin 2009).

  • Deus realiza milagres por muitas razões. Jesus de Nazaré curou porque foi movido pela compaixão (Mateus 9:36) e para cumprir a profecia - que o Messias tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças, e pelas suas feridas fomos curados (Mateus 8:17; Isaías 53:4-5). Os milagres também funcionam como sinais e maravilhas para revelar o poder do Espírito de Deus e para encorajar a aceitação das boas novas de que Jesus Cristo veio para salvar, curar e libertar (Romanos 15:19).

  • Milagres foram relatados em muitas religiões, mas nenhuma figura histórica tem mais milagres creditados a ele do que Jesus de Nazaré (Twelftree 2011). O Cristianismo Pentecostal e Carismático é o movimento religioso em rápido crescimento no mundo moderno – com 635 milhões de participantes em 2020 – em grande parte porque muitas pessoas ainda consideram Jesus como o curador mais poderoso (Brown 2011; Keener 2021). Um milagre não valida automaticamente uma religião como verdadeira. Deus pode agir misericordiosamente para curar dentro ou fora dos limites visíveis da igreja cristã. Miracle Series não procura invalidar afirmações de milagres de outras religiões além do Cristianismo, mas concentra-se em milagres realizados em nome de Jesus pelo poder do Espírito Santo.

  • Nós não sabemos. Sabemos que o diabo veio para roubar, matar e destruir (João 10:10), mas Jesus veio para curar aqueles que estavam sob o poder do diabo (Atos 10:38). Jesus proclamou as boas novas do reino dos céus se aproximando enquanto curava os enfermos (Mateus 4:23), curava os quebrantados de coração (Lucas 4:18) e enviava outros para seguirem seu exemplo (Mateus 10:8). Jesus venceu a batalha decisiva contra o pecado e a doença na cruz (Isaías 53). Mas a guerra entre o reino de Deus e o reino de satanás está inacabada (Apocalipse 12:7), e o último inimigo a ser destruído é a morte (1 Coríntios 15:26). Os milagres oferecem esperança como primícias do reino de Deus vindo à terra assim como está no céu (Mateus 6:10). Quando Deus fizer novas todas as coisas, não haverá mais morte, nem luto, nem choro, nem dor (Apocalipse 21: 4).

  • Os céticos argumentam que os supostos milagres são invalidados pela regularidade conhecida da natureza ou, inversamente, pela incognoscibilidade da natureza; à medida que o conhecimento científico avança, podemos descobrir explicações naturais para curas que atualmente não podem ser explicadas. Estes argumentos não explicam uma diferença básica entre as leis “naturais” e as leis que as pessoas criam. As leis naturais descrevem como o mundo natural normalmente funciona, sem prescrever como a natureza deve sempre funcionar. Um Deus que é poderoso o suficiente para criar o mundo natural é poderoso o suficiente para curar de maneiras comuns ou incomuns. Uma cura pode ser milagrosa – demonstrando a ação especial de Deus – sem “violar” a lei natural. A maioria das pessoas – incluindo aquelas com formação científica – acredita em milagres. Uma pesquisa de 2004 relatou que 73% dos médicos dos EUA acreditam em milagres modernos; 59% dos médicos oram pelos seus pacientes e 55% dos médicos viram resultados milagrosos.

  • Algumas pessoas interpretam 1 Coríntios 13:8-10 – quando a completude chega, o que é em parte desaparece – como ensinando que os dons espirituais cessaram após a conclusão da revelação de Deus. Nesta visão, não precisamos mais de milagres, porque temos a Bíblia e também a medicina moderna. Mas 1 Coríntios 13:12 prossegue antecipando um dia futuro em que veremos Deus face a face. Enquanto a doença persistir neste mundo, os milagres ainda serão necessários.

  • Jesus disse: “Não ponhas à prova o Senhor teu Deus” quando o diabo desafiou Jesus a saltar do templo para provar que Deus o resgataria (Mateus 4:7, citando Deuteronômio 6:16). Não devemos colocar intencionalmente nossa saúde em risco. Isto é diferente de testemunhar o poder de Deus usando a linguagem e as ferramentas da ciência médica. Jesus disse a um leproso que se mostrasse ao sacerdote como testemunho de que Deus o curou (Mateus 8:4). Jesus também apoiou a sua própria afirmação de ser o caminho para Deus, apelando para a evidência das suas obras de cura (João 14:11).

  • A Lei de Responsabilidade e Portabilidade de Seguros de Saúde (HIPAA) dá aos pacientes o direito de solicitar cópias de suas informações de saúde aos provedores por uma taxa razoável. Os pacientes podem optar por compartilhar seus registros médicos publicamente.

  • Se você ou alguém que você conhece passou por um milagre, adoraríamos ouvir sua opinião! Nós nos regozijamos em cada cura. A Miracle Series concentra-se em curas com documentação médica – registros médicos relatando um diagnóstico e uma cura extraordinária inexplicada pela ciência médica. Poderemos ajudá-lo a solicitar registros médicos de seus prestadores de saúde. Envie seu depoimento clicando neste link para nossos parceiros do Global Medical Research Institute (GMRI).

  • Brown, Candy Gunther, ed. Global Pentecostal and Charismatic Healing. Oxford University Press, 2011.

    Brown, Candy Gunther. Testing Prayer: Science and Healing. Harvard University Press, 2012.

    Clark, Randy. Eyewitness to Miracles: Watching the Gospel Come to Life. Emanate, 2018.

    Duffin, Jacalyn. Medical Miracles: Doctors, Saints, and Healing in the Modern World. Oxford University Press, 2009.

    Frestadius, Simo and Claire Williams, eds. Signs, Wonder, and Miracles: Divine Action, Pentecostalism, and Science. CPT, 2025.

    Healy, Mary. Healing: Bringing the Gift of God’s Mercy to the World. Our Sunday Visitor, 2015.

    Keener, Craig S. Miracles: The Credibility of the New Testament Accounts. 2 vols. BakerAcademic, 2011.

    Keener, Craig S. Miracles Today: The Supernatural Work of God in the Modern World. BakerAcademic, 2021. 

    MacNutt, Francis. The Healing Reawakening: Reclaiming Our Lost Inheritance. Chosen, 2005.

    Strobel, Lee. The Case for Miracles: A Journalist Investigates Evidence for the Supernatural. Zondervan, 2018.

    Thelen, Mathias D. Biblical Foundations for the Role of Healing in Evangelization. Wipf & Stock, 2017.

    Twelftree, Graham, H., ed. The Cambridge Companion to Miracles. Cambridge University Press, 2011.

Stay connected and be the first to hear about new episodes, special releases, and behind-the-scenes content.

For inquiries, partnerships, or media requests, please reach out at: info@miracleseries.com